terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cuidado com vidros transparentes

ATENÇÃO SÍNDICOS E SÍNDICAS:Foi publicada no Diário Oficial do Município em 15 de junho/09,a Lei nº 5.469, que torna obrigatória a colocação de tarjas identificadoras em vidros transparentes, divisórias e vitrines de edifícios residenciais. O prazo estabelecido para o cumprimento da norma é de 60 dias a contar da data da publicação.
O objetivo do projeto, é a prevenção de acidentes, principalmente com crianças, idosos e pessoas desatentas, já que as tarjas vão facilitar a identificação da existência dos obstáculos.
Hotéis, estabelecimentos comerciais e centros empresariais também devem cumprir a lei. As tarjas deverão ter comprimento e largura suficientes que explicitem a existência do vidro. De acordo com o artigo 2º, os estabelecimentos poderão escolher livremente as cores e a altura na colocação das palavras.

sábado, 12 de setembro de 2009

Boa convivência no condomínio

Nem todos os condôminos estão atentos às mudanças que o Novo Código Civil acrescentou a seus direitos e deveres. O código, em vigor desde 11 de janeiro de 2003,aponta em seus artigos 1.335 e 1.336 os direitos e os deveres dos moradores em relação às áreas privativas e comuns do condomínio.

Por definição, condôminos são os proprietários de suas unidades privativas (habitacionais) como também, proporcionalmente, das áreas comuns que são compartilhadas por todos os moradores de um condomínio, tais como hall social, salão de festas, garagens, piscina, etc. Por isso é dever de todos os moradores mantê-las e conservá-las.

O uso da área privativa não é tão livre como muitos pensam.Além dos impedimentos de uso previstos em convenção, como o uso comercial ou para cultos religiosos, há outros, como a Lei n.º 126, de 10/05/1977, a Lei do Silêncio, do Rio de Janeiro, pela qual qualquer ruído que passar dos 85 decibéis em ambiente exterior ao recinto em que tem origem. Outros estados têm leis e decretos semelhantes, como São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Para disciplinar e delimitar a liberdade de cada condômino existe a Convenção do Condomínio, o Regulamento(ou Regimento) Interno (específicos para cada condomínio), que podem ser solicitados junto à administradora ou ao síndico.

É importante para todos a atenção de tais regras no dia a dia do predio.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bombas D'água - Cuidados

Embora elas sejam robustas, o cloro,a areia e os detritos que estão na água contribuem para que haja desgaste no equipamento. Para a conservação dessas máquinas são realizados contratos de manutenção com empresas especializadas na lubrificação, verificação de juntas e reposição de peças. Executam o trabalho por meio de visitas mensais e chamados de emergência.
O síndico deverá estar sempre atento aos preços desses serviços, recorrendo até aos preços praticados pelos concorrentes. A comparação de preço auxiliará nas negociações, contribuindo para se obter preços mais baixos.